Chatbots, Assistentes Virtuais, ou simplesmente bots, são programas de computadores que interagem com usuários por uma interface conversacional, seja ela voz ou texto, processando a entrada em linguagem natural ou não, e entregando uma saída ao usuário, como uma resposta.
Um dos primeiros bots a entrarem em produção em larga escala no Brasil foi a BIA (Bradesco Inteligência Artificial), trazendo uma experiência diferente para os clientes do banco. Com uma estratégia diferente, o bot da Magazine Luiza, denominado como Lu, passou a ser uma Influencer Digital, e não somente um bot. Já o Assistente do Banco do Brasil foi responsável por mais de um milhão de atendimento em 2019.
Essa popularização na utilização e desenvolvimento de bots, aumentou no último ano consideravelmente. A pesquisa do Panorama Mobiletime (2019) do ecossistema brasileiro de bots apresentou um aumento de 17 mil bots para 60 mil em 2019, representando um crescimento de 252%, segundo empresas respondentes da pesquisa.
Também conseguimos ver no gráfico abaixo a tendência de aumento no interesse sobre o tema:
Percebemos o pico entre os dias 12 e 18 de Março de 2017, quando realizamos essa mesma pesquisa considerado o panorama global, enxergamos um primeiro pico em abril de 2016 e uma mudança de patamar no interesse em Março de 2017.
Consultorias como Capgemini, Deloitte e Gartner estimam em seus relatórios a expansão na utilização de bots para os próximos anos, incluindo a iniciativa de novos desenvolvimentos.
Agora que já entendemos um pouco sobre o momento, vamos aprofundar um pouco mais sobre o tema nos próximos posts.